Cartilha para redação do Enem 2012: Guia para a redação perfeita

Cartilha: A Redação no Enem 2012 – Guia do Participante

O Ministério da Educação (MEC), divulgou recentemente uma cartilha da redação do Enem 2012, com o nome “A Redação no Enem 2012 – Guia do Participante“, o manual tem como objetivo orientar os estudantes quanto às mudanças referentes à Redação no Enem 2012, além disso a cartilha traz uma série de dicas de como redigir uma redação sem erros, inclusive com exemplos de 6 redações de estudantes que tiram a nota máxima, essas redações-modelo são uma ótima base de como conduzir uma redação e são comentadas pelos avaliadores na cartilha.

Na última edição o Enem 2012, devido a divergências na correção, mais de 100 estudantes entraram na justiça solicitando vistas da redação com nova correção. A cartilha é um manual que visa explicar os novos procedimentos que devem diminuir essas questões.

Faça download da cartilha do Enem 2012: A Redação no Enem 2012 – Guia do Participante

Já é de conhecimento público que  Mec e o Inep, divulgaram mudanças no que se refere a prova de redação no Enem 2012, especialmente no modo de correção das mesma. A cartilha divulgada pelo MEC é um manual que guia o estudante na confecção de uma redação sem erros a fim de que o mesmo possa tirar uma nota máxima nesse quesito. Segundo esta cartilha, a redação deve ter um mínimo de 7 linhas para ser corrigida. O MEC irá distribuir 1,7 milhão de cartilhas em escolas, aqui você pode ter acesso a versão integral da cartilha no formado PDF.

Como vai funcionar a correção da redação do Enem 2012?

Segundo a cartilha do MEC, A Redação no Enem 2012 – Guia do Participante, a prova de redação do candidato (que vale 1.000 pontos) será corrigida por 2 professores (um professor não saberá a nota que o outro atribuiu a redação), caso a diferença entre as duas correções seja de 200 pontos na nota final ou de 80 pontos em cada uma das competências avaliadas, entra em cena um terceiro professor independente que também irá avaliar a redação, a nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. Caso tal discrepância continue, a redação será avaliada por uma banca examinadora composta por três avaliadores, que atribuirá a nota final do participante.

Como solicitar vistas da redação do Enem?

O MEC já se prontificou que irá disponibilizar àqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio 2012, em 3 e 4 de novembro, possibilidade dos mesmos terem acesso às redações, o órgão não deu detalhes de como tal acesso será feito porém a expectativa é que a redação corrigida seja disponibilizada na área de acesso do Portal do Enem a todos os estudantes, independente de solicitação, do mesmo modo como é feito a divulgação das notas.

Deixe o seu comentário

*