Enem 2014 – Inscrições

Na data provável de maio de 2014, deverão começar as inscrições para o Enem 2014, o Exame Nacional do Ensino Médio pode ser considerado a base para todos os outros programas da área de educação superior do Governo Federal. As inscrições para o Enem 2014 deverão bater recorde de candidatos, assim como acontece em todos os anos. Em 2013 foram 7.834.024 inscritos para o Enem. Criado em 1998 como uma prova para medir a qualidade do ensino, rapidamente o Exame Nacional do Ensino Médio ganhou grandes proporções. Hoje o Enem é requisito obrigatório para todos os estudantes que terminam o ensino médio e querem prosseguir os estudos. Todos os anos, as inscrições são realizadas pelo endereço enem.inep.gov.br.Inscrições Enem 2014

O estudante que deseja se candidatar a uma vaga no Prouni 2015, deverá ter realizado o Enem 2014 e ter obtido uma pontuação de pelo menos 450 pontos além de não ter zerado a redação, a nota do Enem será a nota base para concorrer às bolsas de estudo pelo Programa Universidade Para Todos 2015, que vai distribuir bolsas de estudo gratuitas em faculdades particulares de todo o Brasil. Por ser um programa voltado a parcela carente da população, é necessário preencher alguns requisitos socioeconômicos para poder se inscrever no programa, como ter renda per capita de no máximo 3 salários mínimos e ter estudado todo o ensino médio em escola público ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Também para concorrer a uma vaga no Sisu 2015, o estudante deverá ter se inscrito e realizado a prova do Enem 2014. O Sistema de Seleção Unificada é o programa do Governo Federal que seleciona estudantes para vagas em universidades e institutos federais de ensino superior em todo o país. Diferentemente do Prouni, o Sisu não exige o preenchimento de requisitos socioeconômicos, entretanto existe a Lei 12.711/2012, chamada de Lei de Cotas, que reserva metade das vagas disponíveis do Sisu para determinada parcela da população.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o Fies 2015, também vai exigir que o candidato tenha realizado o Enem 2014, só será possível solicitar um financiamento pelo Fies 2015 ao estudante que tenha realizado o Enem 2014, independente da nota que tenha obtido. O Fies é um financiamento oferecido pelo Governo Federal para o estudante arcar com os custos do seu curso superior, o estudante só começa a pagar o financiamento 18 meses após finalizado o curso (o chamado período de carência). O Fies pode ser uma ótima opção para o estudante que não conseguiu uma vaga pelo Sisu ou pelo Prouni e que não tem condições de arcar com as despesas de um curso superior.

Além disso, o Enem 2014 também serve para certificação de conclusão do ensino médio, nos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para se inscrever no Enem 2014 o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 35,00, estão isentos do pagamento apenas estudantes de escolas públicas que estejam terminando o 3˚ ano do ensino médio em 2014. Se você tem alguma dúvida sobre como poderá ser o processo de inscrições para o Enem 2014 deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco.

Comentários

  1. Quero saber porque até hoje não recebi o cartão de confirmação do Enem?
    Até que data ele pode chegar?
    Obrigada.

  2. Gostaria de saber se no ano q vem o enem vai ocorrer duas vezes :em abril e em outubro?

Trackbacks

  1. […] para a divulgação do Cronograma do Enem 2014, o cronograma oficial com todas as datas, desde a inscrição do Enem 2014 até a divulgação dos resultados oficiais. De acordo com o Inep, o cronograma do Enem 2014 […]

Deixe o seu comentário

*