Quem pode fazer o Enem 2013?

Se ainda está em dúvidas sobre a reposta da pergunta acima, saiba que: Qualquer pessoa pode fazer o Enem 2013! A dúvida sobre quem pode fazer o Enem 2013 ainda paira na mente de muitas pessoas, algumas acham que só pode fazer o Enem quem está estudando, outras acham que não podem fazer o Enem por serem velhas demais, outras sequer sabem para que serve a prova do Enem. A verdade é que qualquer pessoa pode fazer a prova do Enem 2013, é interessante que você deve saber para qual objetivo está fazendo a prova, mas mesmo sem um objetivo em mente, você poderá fazê-la. As inscrições para o Enem 2013 vão de 13 a 27 de maio, veja mais detalhes no edital.

A maioria das pessoas irá fazer a prova do Enem 2013 com uma finalidade: conseguir uma vaga em um curso de nível superior! Para isso o candidato vai fazer a prova do Enem 2013 e posteriormente se inscrever no Sisu 2014 ou Prouni 2014.

Quem pode fazer o Enem 2013?

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), é o programa do Governo Federal que distribui vagas em universidades públicas com base na nota do Enem, só é possível tentar vaga em universidade pública através do Sisu. Algumas poucas universidades ainda utilizam processo seletivo próprio, entretanto a grande maioria utiliza o Sisu como forma de seleção.

Já o Programa Universidade Para Todos (Prouni), distribui bolsas de estudo gratuitas em faculdades particulares para estudantes de baixa renda, o Prouni também utiliza, exclusivamente, a nota do Enem como base de classificação para os candidatos no Prouni.

Você viu que qualquer pessoa pode fazer a prova do Enem 2013, mas a realização da prova não é gratuita, para fazer a prova é cobrada uma taxa de R$ 35,00, o boleto é gerado assim que o usuário finaliza o processo de inscrição. Entretanto estão isentos do pagamento dessa taxa estudantes de escolas públicas que concluem o 3˚ ano do ensino médio esse ano, também estão isentas pessoas que, no ato da inscrição declararem carência socioeconômica (ou seja, devem comprovar renda per capta familiar de no máximo 1,5 salários mínimos). O MEC também disponibiliza provas para pessoas com deficiências e necessidades específicas, o candidato deve solicitar o auxílio no momento da inscrição.

Além de fazer o Enem 2013 com o objetivo de ingresso num curso superior, seja pelo Prouni ou Sisu, muitas outras pessoas irão fazer o Enem com vistas em obter um Financiamento Estudantil pelo Fies ou para gerar certificado de conclusão do ensino médio.

Ainda existem aquelas pessoas que irão fazer o Enem 2013 simplesmente para testar seus conhecimentos, se você não tem nenhum objetivo específico para realizar o Enem 2013 e deseja fazer apenas para testar seus conhecimentos ou a título de curiosidade, para saber como é a prova, não há problema algum. Agora que já não tem mais dúvidas sobre quem pode fazer o Enem 2013, faça a sua! Seja com vistas a alcançar um curso superior ou mesmo testar seus conhecimentos, pois como diz o próprio slogan, “Enem: um ensaio para a vida”.

Comentários

  1. eu errei quero cancelar e fazer de novo

  2. Ja tenho ensino superior(curso tecnólogo), mas conclui o ensino médio em escola pública. Posso participar do prouni ?

  3. Eu já tenho uma graduação em Tecnólogo em Gestão Ambiental, posso prestar o Prouni?

  4. Ola, gostaria de saber se posso realizar o enem para fazer outra faculdade, pois ja tenho nivel superior concluido.

  5. Sou formada em Pedagogia, mas gostaria de fazer um segundo curso superior em uma escola federal ou estadual, posso fazer o enem para tentar uma vaga?

Deixe o seu comentário

*