Sisutec 2014

O mercado de trabalho já passou por muitas mudanças, e a cada ano exige mais dos profissionais recém-formados, o Sisutec 2014 vai capacitar milhares de pessoas para um emprego no mercado de trabalho. Além da exigência de profissionais qualificados no que diz respeito aos conhecimentos acadêmicos, a necessidade e busca por pessoas que saibam se relacionar com colegas de trabalho e consigam resolver problemas também é grande. Acontece bastante de empresários e grandes empresas ficarem com vagas abertas durante muito tempo, de maneira que não encontram profissionais qualificados que sejam mais do que somente especialistas em qualquer área, mas que sejam comprometidos, o Sisutec é um programa do Governo Federal que tenta diminuir esse déficit de profissionais. O comprometimento é algo que não é ensinado em faculdades, e tem mais relação com valores, vindos da família e do ambiente em que as pessoas se desenvolvem.

De qualquer maneira, a formação superior significa hoje um filtro pelo qual determinadas vagas podem ser consideradas, para que grandes chances e oportunidades de emprego sejam conseguidas por profissionais que se dedicam a especializações e estudos sobre profissões e sobre relações interpessoais.

Não é novidade que a educação é um dos problemas mais latentes no Brasil, de maneira que muitas pessoas ficam sem possibilidades de conseguir conquistar uma carreira profissional através de estudos. Alguns programas do governo são focados especialmente em pessoas que buscam oportunidades de estudos e crescimento profissional. O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é um desses programas que visam atender a pessoas que não têm a mesma possibilidade que a fatia da população que conquista vagas em universidades públicas tem. As instituições de ensino públicas são as mais concorridas, o que quer dizer que o preparo para as provas de vestibular deve ser de alta qualidade – o que nem sempre pode ser garantido por todos os estudantes.

O Ministério da Educação (MEC) é o responsável pelo Sisutec, que tem seleção em dois períodos do ano. É através do sistema do Sisutec que instituições públicas e instituições particulares de ensino oferecem vagas para candidatos que participam do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). A inscrição para a prova do Sisutec é gratuita e pode ser feita de maneira fácil e intuitiva através do site do Sisutec. Os candidatos que tiverem as melhores notas e classificações dentro do número de vagas oferecidas pelo sistema Sisutec são selecionados por meio de um processo automático de contabilização de notas e número de acertos nas provas.

Inscrições Sisutec 2014

sisutec-2014As inscrições para o Sisutec devem ser feitas através do site sisutec.mec.gov.br, que é viabilizado pelo MEC. O processo seletivo de 2014 ainda não teve a abertura de suas inscrições, o cronograma do processo seletivo do Sisutec para 1º/2014 ainda não está disponível. Portanto, é necessário ficar atento às datas e atualizações divulgadas no site e nos veículos de comunicação do Sisutec, pois as inscrições vão começar no início de 2014. Os números de inscrição e senha são os números utilizados para realizar as inscrições para concorrer às vagas oferecidas através do Sisutec.

O Sisutec é acessível a todos os estudantes que não estiverem matriculados em nenhuma graduação do sistema que está participando de seleção através do próprio Sisutec. Ou seja, pessoas já matriculadas em algum curso de graduação em uma instituição pública não poderão ocupar mais uma vaga em qualquer outra instituição pública. As oportunidades estão disponíveis para quem busca um espaço de destaque no mercado de trabalho.

Deixe o seu comentário

*