Como funciona o ProUni?

Programa Universidade Para Todos

O que é o ProUni?

Como funciona o Prouni? O Programa Universidade Para Todos é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudos em cursos superiores de instituições de educação superior privadas. A seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O processo do Prouni do segundo semestre selecionará candidatos a bolsas para o 2˚ semestre.

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever os candidatos que não possuem diploma de curso superior, que tenham feito a prova do Enem no ano anterior ao da inscrição no ProUni e obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco notas. As bolsas podem ser:

Enem - obrigatório para o ProUni

  • de 100% – para estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa
  • de 50% – para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na escola privada;
  • ser pessoa com deficiência;
  • ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.

Inscrições

Como funciona as inscrições no Prouni? Usualmente, as inscrições para o ProUni são abertas na segunda quinzena do mês de junho.

  • não há pagamento de taxas
  • feitas exclusivamente pela internet

Ao inscrever-se, o candidato escolhe até duas opções de instituições, cursos e turnos, de acordo com sua ordem de preferência e seu perfil socioeconômico.

Notas de corte

Como funcionam as Notas de Corte do Prouni

Como funciona as notas de corte no ProUni: As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do 2˚ dia de inscrição, em caráter informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento das inscrições. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.

Resultado e Pré-Seleção

Serão realizadas duas chamadas. Elas funcionam do seguinte modo:

1ª Chamada

Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino para comprovarem as informações prestadas na inscrição. O prazo para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada deve ser seguido rigorosamente.

2ª Chamada

A segunda chamada é aberta após o prazo de comprovação de informações da primeira chamada. Ela irá contemplar estudantes que não foram selecionados na primeira etapa, após a divulgação dos pré-selecionados, será divulgado prazo para comprovação de informações junto a instituição.

Lista de Espera

Como funciona a lista de espera do ProUni?

Como funciona a lista de espera no ProUni: Ao final das 2 chamadas, o candidato poderá manifestar o interesse em participar da Lista de Espera. Será aberto o prazo para manifestação de interesse na Lista de Espera, e o prazo para convocação dos candidatos da Lista pelas instituições.

A Lista de Espera do ProUni será única para cada curso e turno de cada local de oferta. Poderá participar da Lista de Espera do Prouni, exclusivamente para o curso correspondente à sua primeira opção:

  • o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares; e
  • o candidato pré-selecionado em sua segunda opção de curso, independentemente de ter o Termo de Concessão de Bolsa emitido pela Instituição de Ensino Superior.
  • Poderá participar da Lista de Espera do ProUni, exclusivamente para o curso correspondente à sua segunda opção:
  • o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção; e
  • o candidato pré-selecionado em sua primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Dicas Importantes

Dicas importantes para o Prouni

  • Escola somente os cursos pelos quais você tenha interesse.
  • Só será considerada válida a inscrição que tenha pelo menos uma opção de curso selecionada pelo candidato.
  • O candidato poderá escolher até 2 opções de curso.
  • Se você não está matriculado no curso em que deseja inscrever-se, fique atento! A bolsa do Prouni só poderá ser concedida a você caso haja a formação de turma no período letivo inicial do curso. Isto ocorrerá somente se houver o número mínimo de alunos matriculados para formar uma turma inicial no 2˚ semestre de 2012.
  • Para aumentar sua chance de obter uma bolsa do ProUni, consulte, durante o período das inscrições, a nota de corte dos cursos. Assim você saberá qual a nota do último candidato classificado em cada curso. A nota de corte é informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição e atualizada diariamente a partir das 3h30. Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos.

Comentários

  1. Ola meu nome é Soraya sou filha de professora da rede publica e estudei em colégio particular com 20% de desconto. Minha renda familiar é menos de 1,5 salarios minimos por pessoa. Eu tenho direito de conseguir bolsa pelo ProUni ?

  2. Boaa Tarde!
    Eu fiz o enem desse ano pretendo cursa o curso de direito pelo prouni minha renda familiar e de 3 pessoas eeu miinha mae e meu padrasto miinha mae é viúva estudei sempre em escola publica’ minha nota média foi de 509,4 será q eu tenho chance de ganhar uma bolsa integral ?

  3. A média do ENEM para o prouni é calculada da seguinte maneira: Soma as notas das quatro áreas (Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologia, Matemática e suas Tecnologias) , divide por 4,
    depois soma com a nota da redação e divide por 2 ???

  4. Geovani Barbosa diz:

    Quem sempre estudou em escolas públicas terá mais chances de conseguir uma vaga em uma faculdade federal, ou o que vale mesmo é a nota do ENEM?

  5. quem tem curso de tecnologo é considerado superior e nao tem direito a fazer a inscrição para o prouni?

  6. Ainda tenho muitas dúvidas em relação a pontuação exata para conseguir entrar em uma universidade,mas fiz as somas e deu 457.15.Será que com essa pontuação estou na média.
    Me ajudem.
    Obrigado.

  7. Oi me nome é Aline, comecei uma faculdade a distancia e estou no segundo periodo, sempre estudei em escola pública, tereim que trancar a faculdade por não ter mais condições de pagar, por eu ter começado uma faculdade particular sou impedida de tentar uma bolsa de estudo do Prouni? Sou independente, e ganho um salário minimo…

  8. Sou professora de educação basica fiz curso superior em uma faculdade á distancia , trabalho em uma instituição que mantém um convênio com a prefeitura no entanto não sou concursada,somente possuo registro na carteira de trabalho referindo se ao cargo que ocupo.Gostaria de saber se tenho direito a concorrer á uma vaga no prouni uma vez que fiz o enem 2012.

    • Poderá sim, desde que atenda o seguinte critério: “ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.”

  9. edilson joao da silva diz:

    oi,boa tarde minha nota no enem foi 527 sou funcionario publico do estado.
    meu salario base é de 380,00 reais mais gratificaçoes,que chega a 1.300,00.
    minha esposa nao trabalha ,moro com minha sogra que é aposentada e meu sogro tambem aposentado. tenho 4 filhos 2 moram comigo e dois pago pensao .
    diante desses fatos posso concorrer a uma bolsa integral de 100 por cento?

  10. Olá. Fiz um tecnólogo em gestão de recursos humanos e ele não é considerado graduação em nenhuma empresa. Como pode ser considerado graduação pelo Prouni? Isso é um absurdo. Como o pessoal do prouni consegue obter essas informações?

  11. oi meu nome é luis e minha pontuaçao no enem foi de 504,21 eu posso tentar vaga no Pro Uni ??? e como é que faço ???

  12. Posso tentar fies e prouni juntos, se consegui o prouni abriria mão do fies já que ele tem ser pago no final do curso.

  13. olá tudo bem, gostaria de saber como é calculada a renda familiar dos candidatos. aqui em casa moram 5 pessoas e todo o dinheiro que minha familia tem juntando tudo, é mensalmente 1866.00 reais. passei no vestibular em uma faculdade privada eu posso concorrer a uma vaga? minha media no enem 2012 foi 563.2………………………………

  14. Estudei em escola pública até o 2º ano do ensino médio no ano 1982, voltei através do EJA no CESEC e SENAI e conclui em 2011 pelo SENAI. Minha pontuação 498 pontos , gostaria de saber se tenho chance no prouni. Sou viúva minha renda é na média de um salário e meio por pessoa. Obrigada

  15. com a nota média no enem de (449,925) é possível eu participar do processo do enem?

  16. Já estou no terceiro periodo da faculdade, fiz o enem 2012 e minha nota é maior que 450, se eu conseguir uma bolsa no prouni, precisarei começar a faculdade novamente, isto é, voltar para o primeiro periodo?

  17. será que eu tenho que esperar sair o pro uni para fazer a inscrição do fies?seu conseguir uma bolsa do pro uni posso mesmo assim fazer o fies?

  18. O Prouni exibe a quantidade de vagas disponíveis de 50 e 100% em cada instituição ? Digo, se funciona parecido com o SISU que exibe as vagas por instituição e por categoria (ampla concorrência, ações afirmativas, etc), além de atualizar diariamente a nota de corte.

  19. Minha média foi de 509,30 com essa nota sera que eu tenho chances de conseguir integral de Design Gráfico na Unip ? Abraços.

  20. estudei ate o 5 ano em escola particular e o restante inclusive o 2 grau em escola publica, sendo assim posso fazer o sisu ou o prouni.

  21. Cleonice Ramos diz:

    Fiz a inscrição do Prouni, mas não consegui se escrever para a bolsa integral, o sistema mudava automaticamente p/ bolsa parcial de 50% oque devo fazer para mudar minha inscrição para bolsa integral?

  22. Olá, gostaria de saber se eu não conseguir a bolsa do prouni, eu posso utilizar minhas notas do enem pro Fies.

  23. Renato Cardoso diz:

    Boa tarde, gostaria de saber para a família que tenha uma renda maior que três salários mínimo, não tem direito a bolsa de 50%?

  24. Olá, eu moro com minha mãe e meu padrasto, recebo pensão de 1,5 salário mínimo, minha mãe não trabalha, porém ela não é oficialmente casada com meu padrasto, o salário dele conta na renda familiar?

  25. Oi gostaria de tirar uma dúvida eu tirei nota 462 no enem e fui selecionada para concorrer uam bolsa integral; inscrevi no prouni para o curso de fisioterapia sendo q a nota de corte do curso é de 580 tenho chance de ganha a bolsa para o curso pq a nota de corte foi mto alta em comparação com a minha nota ?? Obrigado !!

  26. Fiz prouni. Passei na 1° chamada em um curso que era a minha 2° opção. Mas prefiro esperar a 2° chamada para a 1°opção, ou lista de espera. Isso é possível, ou posso ser eliminado por não fazer minha matricula na qual fui classificado na 1° chamada.

  27. Boa tarde, fui selecionada em odontologia, coloquei a mesma em primeira opção pq era a que dava para entrar, pois a nota de corte era menor, mas quero mesmo é medicina, que coloquei em 2 opção. Será que tem como eu participar da 2 chamada, da lista de espera e da segunda matricula no meio do ano?

  28. Fui pre-selecionado em biomedicina em lugar(bolsa integral) e Medina( 50%) optei por fazer biomedicina pelas minhas condições financeiras, contudo coloquei minha irmã que tinha falecido como parte da renda, já levei toda a documentação para faculdade, tenho risco de perde a bolsa ? se tenho como recorrer ? Sendo que mesmo sem minha irmã na renda esta ficaria muito abaixo do permitido.

  29. Oii, gostaria de saber se posso ser selecionada novamente, me inscrevi e passe na 1º chamada, porem faltou alguns documentos e nao consegui concluir a inscrição. Posso me inscrever novamente em outro curso ou não? e no segundo semestre desse ano posso tentar novamente? Obrigada

  30. Olá, sou bolsista integral, não trabalho, na minha casa sou eu e mais duas pessoas e soh uma tem renda. Porém preciso trabalhar, tem um valor exato a não ser ultrapassado para não perder a bolsa?

  31. ola gostaria de saber como eu faco para provar minha renda ja que eu e meu marido trabalhamos informalmente.

  32. Olá, sou bolsista parcial prouni e me matriculei hj, tudo certo até eu chegar em ksa e ver o boleto que vou ter que pagar até amanhã. Bem, o semestre deles, começou em fevereiro, so que eles colocaram tanta dificuldade para eu finalmente me matricular, que depois de 1 mês de espera, que eles mandaram um e-mail, dizendo que eu poderia ir lá, e me maticular. Ok. Me matriculei, e eles me deram um boleto para pagar, + chegando em ksa fiquei na duvida sobre qual mês esse boleto se referia então liguei para lá para perguntar, a moça que me atendeu, disse que esse boleto que me deram hj, se referia ao mês de janeiro que vale como o valor da matricula (439,50 já com o desconto) por mim tudo bem, so que eles querem que eu pague o mês de fevereiro, no qual eu n assisti nenhuma aula, que perdi por causa da demora deles, e começarei só dia 1 de março, so que não acho justo eles cobrarem por um mês que eu não estudei (fevereiro). E ai, vou ter que pagar mesmo sem ter assistido uma unica aula? Me ajude por favor!

  33. Na 5ª série do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio estudei por um período de 3 meses em escola particular, tinha bolsa porém não integral mas esses anos foram concluídos em escola publica. Posso participar do prouni?

  34. Estudei metade do ensino médio em escola pública e metade em escola particular com bolsa parcial, me formei em 2005. Hoje sou casada e não tenho como pagar uma faculdade, gostaria de saber se tenho direito ao Prouni.

  35. Conclui o ensino fundamental na rede pública assim como o ensino médio. Porém no 1º ano do ensino médio estudei os primeiros 2 bimestres na rede particular e depois retornei para escola pública onde conclui o primeiro ano do ensino médio. Isso impede que eu tenha direito à bolsa do ProUni?

  36. Bom dia, eu fui pre selecionada para 2ª opçao de curso que optei na segunda chamada, porem tenho maior interesse na 1ª opçao que me candidatei. Se eu nao fazer a matricula da 2ª opção ao qual eu fui pre selecionada, eu continuo a concorrer a vaga de 1ª opção normalmente?

  37. Olá Sou casado e meu sogro mora comigo, eu e minha esposa temos uma renda de 3.500,00 e meu sogro não trabalha, dividindo a renda por 3 da 1.166,66 por pessoa eu ganho a bolsa integral?

  38. olá minha renda liquida e de 1500,mora eu minha esposa e minha filha,consigo participar do prouni?

  39. Cursei parcialmente o segundo grau em escola privada e parcialmente em escola publica, de acordo com as regras ali diz que não posso participar pois não tinha bolsa integral na escola privada, porém , eu só conseguia pagar a escola privada porque tinha ajuda de meu pai e mais dois avós que me ajudavam.
    Hoje moro sozinho com minha esposa e filho, e não tenho condições de pagar uma faculdade. Oque faço em relação a isto ?? Não posso participar então ?? Injusto não acham…

  40. Olá, minha situação é a segunte: Apareceu 5 carros no nome dos meu pais, porem 4 deles fazem alguns anos que não pertence mais a familia, e eu etenho uma moto 125 2010.
    tenho uma bolsa de 50% no prouni, eu perder a bolsa por isso??? como eu comrpovo que nao temos mais os carros sem o documentos de venda ou BO???

  41. Carolina Aparecida diz:

    Boa noite , bom , meu nome è Carolina e sou do interior de minas , de familia humilde , e vim pra sao paulo trabalhar ( trabalho remunerado , mas sem carteira assinada ) pra minha irma , mora na casa dela , mas me sustento com meu proprio dinheiro , queria saber se a renda mensal dela interfere na minha vida em tentar inserir em uma facul privada pelo programa prouni ? Nao tenho condicoes de pagar uma faculdade , mas muitas vezes sou impedida de ganhar bolsas por morar na casa dela .

  42. Olá, gostaria de saber se o aluno já tem diploma universitário, mas a universidade é pública, assim como o ensino médio, se ela pode tentar o prouni. No meu caso, eu sou formada pela unesp, poderei tentar a bolsa ? obrigada .

  43. Boa Tarde, Estou cursando uma faculdade de rede privada. Cursei todo o meu Ensino Médio na rede Pública, poderei tentar o Prouni?

  44. Boa Tarde.
    Gostaria de saber se um aluno bolsista do Prouni tem permissão para financiar um carro em seu nome, mesmo não alterando a renda mensal da família?

  45. moro sozinho meus pais moram em outra cidade, eu preciso comprovar a rendas deles ou somente a minha rende deve ser comprovada…?

  46. Ola, boa tarde, sempre estudei em escola particular, mais sou deficiente, tenho direito a prouni ? Pois vc afirma que so precisa uma daquelas exigencias, e uma delas éser deficiente

Trackbacks

  1. [...] a bolsa integral ou bolsa parcial, de acordo com a opção do candidato. É necessário conhecer os critérios de bolsa do Prouni para saber se você tem direito a uma bolsa integral, parcial ou se não tem direito a [...]

  2. [...] candidatos, antes mesmo do fim das inscrições já procuram saber quais são os cursos com as notas de corte mais baixas, alguns estudantes deixam  sua inscrição para o último dia o que pode ter levado as [...]

  3. [...] programa voltado a população de baixa renda, o Prouni exige que o candidato se encaixe em alguns critérios socioeconômicos para ter direito a uma bolsa, por essa razão, com o intuito de conseguir a bolsa, algumas pessoas podem acabar por omitir ou [...]

Deixe o seu comentário

*