Estão abertas as inscrições para o Prouni 2013 – Veja como fazer

As inscrições para o Prouni 2013 estão abertas desde a manhã desta quinta-feira (17), o prazo para os interessados realizarem a inscrição acaba as 23 horas e 59 minutos do dia próxima segunda-feira (21),  esta etapa de inscrições é única, o candidato que perder o prazo somente poderá tentar novamente no Prouni 2013/2, que deve ocorrer no mês de julho, onde ocorrerá nova seleção para bolsas de estudo. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet através do endereço  http://siteprouni.mec.gov.br/.
Cronograma completo Prouni 2013/1
Podem participar do Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2013 os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e obtiveram uma nota superior a 450 pontos na média geral além de não ter zerado a redação, o candidato também precisa ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral. Serão distribuídas quase 145 mil bolsas de estudo em faculdades particulares, as bolsas são dividas entre totais (100%) e parciais (50%), para concorrer às bolsas parciais o candidato deve comprovar uma renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos, no caso das bolsas parciais, deverá comprovar renda de no máximo 3 salários mínimos.

Leia: “Como funciona o Prouni?”

Aqueles que forem selecionados para bolsas parciais no Prouni podem financiar os outros 50% das mensalidade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) inclusive através do Fgeduc, que não precisa de fiador. Nesse caso a faculdade já deve ter optado do por aceita o Fgeduc junto ao Fies, para saber se a faculdade oferece essa modalidade de financiamento pelo Fies o estudante deve procurar informações na própria instituição de ensino.

Procedimentos no ato da inscrição

Conforme informado no Edital do Prouni 2013/1, que divulgou o cronograma referente as etapas do processo seletivo do primeiro semestre de 2013, as inscrições estarão abertas entre o dia 17 a 21 de janeiro. Para fazer a inscrição o candidato deverá acessar o siteprouni.mec.gov.br e entrar no sistema do Prouni utilizando seu número de inscrição do Enem 2012 ou CPF além da senha já cadastrada anteriormente, a partir daí o candidato deverá realizar uma busca com base nas instituições, cursos ou municípios para saber para quais bolsas de estudo pode se candidatar. Os cursos são exibidos com os seguintes detalhes:

  • Nome – Nome do curso
  • Grau – Bacharelado, Licenciatura, a Distancia, Tecnólogo
  • Turno – Matutino, Vespertino, Noturno, Integral
  • Mensalidade – Valor da mensalidade daquele curso
  • Bolsa Integral – É informado quantos bolsas serão distribuídas de acordo com a modalidade de concorrência escolhida pelo candidato (cotas, ampla concorrência ou adicional)
  • Bolsa Parcial - É informado quantos bolsas serão distribuídas de acordo com a modalidade de concorrência escolhida pelo candidato (cotas, ampla concorrência ou adicional)

Ao lado você confere o cronograma completo do Prouni 2013.1, os candidatos que não forem selecionados nas duas chamadas regulares que acontecerão em 24/01 e 08/02, poderão manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 24 ou 25/2 as convocações dos selecionados da lista será divulgada dia 28/02 e 08/03.

Vale lembrar que os candidatos que se inscreveram para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2013, também podem se inscrever para uma bolsa de estudos no Prouni 2013, mesmo que já tenham conseguida uma vaga no Sisu 2013. Entretanto caso o candidato consiga a vaga tanto no Sisu quanto no Prouni, deverá optar por somente um dos cursos, é vetado ao estudante a inscrição e realização dos dois cursos simultaneamente.

Boa Sorte!

Comentários

  1. nao consigo fazer minha inscriçao com o numero do enem o que eu faco

Deixe o seu comentário

*