Posso perder minha bolsa do Prouni?

O Programa Universidade Para Todos, denominado comumente de Prouni, é um programa do Governo Federal que concede bolsas de estudos totais ou parciais em instituições particulares de ensino em todo o país. Criado em 2004, em 2012 o Prouni a marca de 1 milhão de bolsas concedidas, entretanto você sabia que é possível o estudante perder a bolsa do Prouni? O Prouni é um programa que é oferecido baseado em critérios socioeconômicos, grande parte dos cancelamentos de bolsas do Prouni se dão devido à questões relativas a documentação do estudante.

A legislação do Prouni e a cartilha do bolsista do Prouni com informações do programa, estabelece quais as hipóteses possíveis de cancelamento da bolsa de estudos. Não é difícil encontrar estudantes que perderam suas bolsas de estudos no início ou até mesmo no final do curso tendo que arcar financeiramente com o restante da graduação ou até mesmo tendo que cancelar ou trancar sua matrícula devido a não ter condições de arcar com as despesas. Veja abaixo quais são as hipóteses e critérios que podem levar o estudante a perder sua bolsa do Prouni.

Motivos para perder a bolsa

Aproveitamento acadêmico abaixo de 75%

O regulamento do Prouni é bem específico quanto ao aproveitamento acadêmico do estudante, entende-se por aproveitamento acadêmico, a quantidade mínima de disciplinas que o aluno deve ser aprovado dentro do semestre para se manter no Prouni, a regra vale tanto para bolsistas integrais quanto parciais. O Prouni exige que o estudante bolsista tenha um aproveitamento igual ou superior a 75%, ou seja, se naquele semestre existem 4 disciplinas a serem cursadas, o bolsista deve ser aprovado em ao menos 3 disciplinas (que representa 75%). Caso seja aprovado em apenas duas, poderá perder a bolsa do Prouni, pois teve aproveitamento de apenas 50%. Abaixo, temos a quantidade mínima de disciplinas que o acadêmico deve obter aprovação, baseado no número de disciplinas de cada semestre, para não perder a bolsa do Prouni.

Quantidade de disciplinas no período letivo Quantidade mínima de disciplinas que deve ser aprovado
1 1
2 2
3 3
4 3
5 4
6 5
7 6
8 6
9 7
10 8

Quando acontecer de, dentro do período letivo (semestre), o bolsista obter um aproveitamento acadêmico inferior a 75%, o coordenador do Prouni na instituição, poderá se reunir com os professores das disciplinas em que o aluno obteve reprovação, e o coordenador pode autorizar a continuidade da bolsa do estudante baseado nas justificativas apresentadas pelo estudante. Porém este processo é permitido por UMA ÚNICA VEZ.Estudante preocupada

A instituição não pode cobrar do bolsista integral do Prouni nenhum valor referente a disciplinas que devam ser cursadas novamente em virtude de reprovação, as chamadas dependências ou exames especiais. No caso dos bolsistas parciais, pode ser cobrado proporcionalmente 50% do valor.

Como você viu  não é exigido que o bolsista tenha um aproveitamento acima das médias nas matérias, é exigido apenas que o aproveitamento acadêmico de 75% na aprovação das disciplinas.

Irregularidades na documentação e na renda

Como programa voltado a população de baixa renda, o Prouni exige que o candidato se encaixe em alguns critérios socioeconômicos para ter direito a uma bolsa, por essa razão, com o intuito de conseguir a bolsa, algumas pessoas podem acabar por omitir ou tentar fraudar alguma informação referente ao rendimento familiar, quantidade de pessoa no grupo familiar ou outras documentações solicitadas no ato da inscrição no site e apresentadas no ato da matrícula na instituição. Esse parece ser o maior motivo de cancelamento e perdas de bolsas no Prouni. Para entrar no Prouni é necessário uma renda familiar per capita de no máximo 1,5 salários mínimos para bolsa integral ou 3 salários mínimos para bolsa parcial.

Minha renda subiu no decorrer do curso, perderei a bolsa?

Esta é uma questão bastante recorrente na cabeça dos bolsistas. Apesar de parecer injusto, essa afirmativa é verdadeira! Veja o que diz o manual do bolsista do Prouni na seção que fala sobre os casos em que poder haver encerramento da bolsa:

constatada mudança  substancial da condição socioeconômica do estudante.

O texto não é específico nesse ponto, deixando dúvidas sobre quanto seria essa “mudança substancial” na renda, entretanto não é comum perder a bolsa do Prouni por esse motivo.

O candidato já tem/faz outro curso

Todo candidato ao Prouni deve saber que é proibido ao bolsista ter concluído ou estar cursando outro curso superior que não seja o referido curso pelo qual foi contemplado pelo Prouni. Na hora da inscrição, o candidato deve marcar a opção que dá ciência a ele que tal prática é proibida e pode acarretar ao mesmo a perda total da bolsa concedida. Mesmo assim alguns bolsistas se arriscam, o que não é correto, e por isso acabam perdendo a bolsa que foi concedida.

Dependendo do caso, o estudante pode saber da irregularidade através do Ministério da Educação (MEC), por meio de correspondência ou pela própria instituição, já com informações sobre como obter mais informações, esclarecer e solucionar a questão. O acadêmico deve tentar solucionar o problema através da próprio instituição ou entrando em contato com o MEC através dos meios de comunicação disponíveis. Se o estudante mesmo assim não conseguir resolver a questão e sentir que está sendo prejudicado no seu direito ainda tem a opção de recorrer à esfera judicial.

Outras situações

Aqui foram mostrados os motivos mais recorrentes de perda de bolsa uma bolsa de estudos no Prouni, o manual do bolsista, leitura obrigatório a todos os bolsistas do Prouni, dita todas as hipóteses possíveis de perda da bolsa:

  • não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece à instituição para efetivar a sua matrícula;
  • encerramento da matrícula do bolsista, com consequente encerramento dos vínculos acadêmicos com a instituição;
  • matrícula, a qualquer tempo, em instituição pública gratuita de ensino superior;
  • conclusão de curso no qual o bolsista está matriculado, ou qualquer outro curso superior, em qualquer instituição de ensino superior;
  • não aprovação em, no mínimo, 75% do total das disciplinas cursadas em cada período letivo;
  • inidoneidade de documento apresentado à instituição ou falsidade de informação prestada pelo bolsista, a qualquer momento;
  • término do prazo máximo para conclusão do curso no qual o bolsista está  matriculado;
  • constatada mudança substancial da condição socioeconômica do estudante.
  • usufruto, simultâneo, em cursos ou instituições de ensino diferentes, da bolsa de estudo concedida pelo Prouni e do financiamento do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – Fies;
  • quando o estudante deixar de apresentar documentação pendente na fase de comprovação das informações, referente ao seu ingresso na instituição. Exemplificando: o estudante selecionado pelo Prouni que concluiu o ensino médio, mas ainda não possui do certificado;
  • acúmulo de bolsas do Prouni pelo estudante;
  • solicitação do bolsista;
  • decisão ou ordem judicial;
  • evasão do bolsista;
  • falecimento do bolsista

Nem sempre as faculdades são tão rigorosas quanto ao acompanhamento desses critérios que levam à perda da bolsa de estudos, porém caso o estudante esteja descumprindo as regras, mais cedo ou mais tarde poderá ser surpeendido pelo cancelamento da sua bolsa, pois além da faculdade o próprio Ministério da Educação mantém um constante monitoramento das bolsas concedidas.

Mesmo com os incentivos do Governo Federal através do Prouni, não é fácil conseguir uma bolsa de estudos gratuita, o candidato deve estudar para o Enem e conseguir uma nota melhor do que a de seus concorrentes. Portanto é frustrante que depois de batalhar o estudante perca a sua bolsa por motivos que poderiam ser evitados.

Comentários

  1. Kassandra Alves diz:

    Boa Noite a Todos,

    Estudo na Faculdade Anhanguera na Unidade de Taboão da Serra, desde Agosto de 2012 quando Contratei o Fies, pois não tinha condições de pagar a mensalidade. No ato da contratação fui informada que poderia cancelar o Financiamento caso eu conseguisse a bolsa do ProUni. Então no final do Ano fiz o Enem e me inscrevi no ProUni e fiquei aguardando o resultado. Neste período de espera pelo resultado recebi a solicitação do Fies para que eu fizesse o Aditamento, entrei no site e fiz o aditamento, logo após constatei que consegui a bolsa do ProUni de 100%. Depois da Faculdade aprovar toda a minha documentação fui até a faculdade para cancelar o meu Financiamento e fui informada que não conseguiria mais fazer o encerramento, pois eu já tinha feito o aditamento para o 2º Semestre. Só fiz o Aditamento porque não sabia dessa informação, que uma vez feito o aditamento não pode fazer o cancelamento. Esta informação não foi passada pela faculdade, nem pelo banco e nem tem no site do Fies. Agora corro o risco de PERDER A MINHA BOLSA DE 100% DO PROUNI. Nem as próprias atendentes da Faculdade sabiam que uma vez feito o aditamento não se pode cancelar até o próximo semestre como eu poderia saber? Amanhã vou na Caixa onde fiz o meu contrato e vou solicitar o cancelamento, espero que dê tudo certo. Caso contrário vou pra justiça….Passei noites estudando para o Enem, fiz 2 dias de provas super cansativas, passei com a nota acima da média do Enem, fique meia noite na Faculdade entregando a documentação do ProUni pra provar que sou realmente POBRE. E agora querem CANCELAR A MINHA BOLSA???????? Isso é Brasil não acham???? Vou pra justiça e nem que leve 30 anos alguém vai ser punido por isso, vou pra televisão, vou colocar este caso nas redes sociais e onde mais possa divulgar..Vou até ao INVERNO se precisar, mais não vou perder a minha bolsa…..

    • Rayris Araújo diz:

      Oi Kassandra, concordo contigo, se você se esforçou para conseguir a bolsa e comprovou tudo acho que é merecido você ursufruir dela, a faculdade que deveria ser responsabilizada já que não tinha conhecimento do contrato do FIES.

      • Perseus Porto diz:

        Kassandra,
        Fique tranquila! Você não vai perder a bolsa integral do ProUni. Muito cuidado com a Faculdade, dá para perceber erros grosseiro dignos de processo. Você só vai pagar o valor que o Banco repassou para a Faculdade. Não existe almoço grátis! A Faculdade ganhou do Banco (Fieis) e na isenção de impostos (ProUni). Guarde todos os documentos – os aditamentos e o da bolsa. Não faça mais aditamentos do Fieis você conquistou a bolsa! ninguém pode tirá-la. No fim do curso, você pode processar a Faculdade e reparar todo o mal que você sofreu!
        Eu sou pobre e faço engenharia civil – este curso o conhecimento é a minha vida!

    • Bom dia, a jurisprudencia de seu contrato com a fiesp lhe permite o canceçamento pois se voce obteve outra forma de custear seus estudos atravesmdo governo vc esta provando quye tem poucos recursos, entre na justiça sim no maximo em 03 meses resolve-se a questao.

    • Passei por essa mesma situacão,no inicio de 2012 fiquei ate 10 horas da noite na faculdade esperando conseguir,me disseram que teria que retornar no dia seguinte para somente assinar o documento de aprovacao,fui la pela 5 vez e me pediram mais documentos para o mesmo dia sendo que era o ultimo dia possivel para entrega deles.perdi a bolsa e so fui conseguir de novo no semestre seguinte.
      agora praticamente perdi a bolsa por condicoes financeiras e problemas familiares,realmente muito dificil manter uma bolsa mesmo sendo 100 %

  2. Cadastrei meu endereço incorreto ( coloquei o endereço de correspondência onde recebo documentos importantes, eu tenho contas com essa residência mais não moro la, e não consegui alterar no Prouni, posso perder minha bolsa por isso?

  3. Patricia Monteiro Cesar diz:

    Olá,boa noite!
    Sou bolsista do Prouni,estou no quinto período do curso de enfermagem na faculdade Ciências Medicas da Bahia que fica em Santa Cruz Cabrália-BA.Na ultima semana recebi um comunicado da faculdade que a mesma ira fechar devido problemas financeiros.Gostaria de saber se a faculdade fechar eu perco a minha bolsa?Ou o MEC transfere minha bolsa para outra faculdade?

  4. Isabella zamarion diz:

    Olá,
    Sou bolsista do PROUNI na PUC-Mg, e serei aprovada em todas as disciplinas. No entanto, uma colega, também bolsista do PROUNI, me disse que nós – bolsistas – devemos ter de média, em CADA matéria, 75% da nota total (no meu caso, o semestre vale 100, tenho que passar com 75 em todas as matérias) . A instituição pode cobrar isso independentemente da orientação do governo ou eu só preciso ser aprovada em 75% das matérias? Estou muito preocupada, pois a mensalidade do meu curso é altíssima e não conseguirei 75 de nota em TODAS as matérias.
    Onrigada

    • Não, Isabella. Isso que sua colega disse não é verdade. Pode ficar tranquila que você não corre risco de perder sua bolsa. Você precisa apenas alcançar a média de cada disciplina, se a média de sua faculdade é 6, você precisa tirar média 6 nas disciplinas assim como todos os outros alunos. Esses 75% é de aproveitamento geral, ou seja, se você fizer quatro disciplinas precisa passar em 3. É isso. Abraços e boa sorte no curso.

  5. João Andrei diz:

    Tbm estava com medo nessa questão de perder a bolsa. Todas essas informações me deixaram mais tranquilo.

  6. Olá, faço a minha faculdade 100% financiada pelo fies, e gostaria de saber se posso assumir uma bolsa do prouni, em outro curso e fazer os dois ao mesmo tempo.

    • Luan, não pode! O Prouni é somente para estudantes que ainda não possuem curso superior!

      • mas se ja estiver cursando um curso superior e solicitar inscrição no prouni, eu consigo?

        • Você esta cursando um ensino esuperior:
          Deve fazer o enem,
          Tirar nota mínima que o Prouni exige para se inscrever
          Irá concorrer a bolsa do Prouni
          Irá ser chamado para comprovação de confirmação para ganhar realmente a Bolsa

          *Sim, pode sim esta cursando um ensino superior e tantar um prouni (Desde que não ja tenha uma graduação), mais isso não garante que você irá conseguir, assim como não garante a ninguém.

  7. ola boa noite, gostaria de saber se meu esposo corre o risco de perder a bolsa 100% do prouni porque no final de 2012 nos fizemos um financiamento do cartão construcard para reformar a nossa casa, pois tem gente que fala que não pode ter financiamentos…

  8. Oi, eu ou bolsista prouni e peguei 2 DP’s no segundo semstre, eliminei ambas no semestre seguinte. Estou no 5 semestre e peguei outra DP (tive 8 materias ao todo no semestre, não passei em uma). Me disseram que ao pegar 3 DP’s durante todo o curso (8 semestres) vc ja perde a bolsa isso é verdade?
    Obrigada!

  9. Olá
    Eu gostaria de saber se em caso de perda de bolsa integral pelo prouni , ha a possibilidade do aluno passar para o FIES? Pegunto isso porque no manual do prounista diz quese se a bolsa for encerrada sem que seja feito o cancelamento da matrícula no curso, o estudante passa a dever as mensalidades à instituição de ensino, visto que tratam-se de dois procedimentos diferentes.

  10. Rafael Victor diz:

    Oi, por favor me ajudem… estou no 3º período do curso de direito e tenho bolsa parcial ProUni, estou correndo o risco de reprovar em uma matéria, por que tenho muita dificuldade no aprendizado dela, mas enfim, se eu reprovar somente essa matéria eu poderei perder a bolsa? E em caso de reprovação na mesma, repetirei todo o semestre (incluindo as matérias que eu fui aprovado) ou somente a que eu reprovei? Desde já agradeço!

    • Vanessa Rodrigues diz:

      Ola Rafael Victor, não perderá a sua bolsa ( consulte a tabela acima ) , quanto á repetir a matéria, voce so repetirá aquela na qual tomou pau! Boa sorte

  11. Olá! Eu gostaria de saber se eu, como bolsista do Prouni 2013/1, posso fazer inscrição para o Prouni 2013/2. Sei que se eu conseguisse, teria que escolher entre uma delas…mas eu posso tentar a inscrição para uma possível troca?
    Agradeço desde já.

  12. Olá já curso faculdade particular mas queria uma bolsa pelo prouni posso concorrer pra ganhar na mesma faculdade e continuar os proximos periodos?

    • Sabrina, pode sim.

      • Olá. Gostaria d tirar uma duvida: Eu ganhei uma bolsa integral pelo Prouni recentimente,porém,nessa mesma instituição,eu ja estava cursando outro curso,na q eu pagava. Hoje,fui informada,q o curso q eu pagava foi cancelado por causa da bolsa. Sendo q,no ato da inscrição da bolsa d prouni,não me informaram q o outro curso seria cancelado. Isso procede? Estou super triste com essa falta d informação. Me responda,porfavor :(

  13. Ola nesse semestre aconteceram uma serie de coisas que me influenciaram a reprovar de 3 materias das 6 que eu estava cursando , por exemplo doença , falecimento de familiares , hospitalização deles tambem, já perdi a bolsa automaticamente ?

    • Vanessa Rodrigues diz:

      Infelizmente creio que sim ! Corra atràs da coordenação da sua faculdade, explique a situaçao . Por sorte, talvez voce consiga que seus professores e coordernação ( em conselho) entre em um acordo para continuar concedendo a bolsa a voce, ou ainda atè eliminem a matèria ! Boa sorte !!

  14. Boa noite sou bolsista integral, no primeiro semestre reprovei uma disciplina. Estou indo para o sétimo semestre e a faculdade abriu uma disciplina de férias, justa que tinha reprovado no primeiro. Segundo meu colega disse que tenho que pagar o valor de 300 reais para pagar essa disciplina. Isso é válido ? Preciso urgentemente de uma resposta. Desde já agradeço :*

  15. tenho uma bolsa prouni de 50%, agora no segundo semestre abriu vaga para bolsa do prouni de 100%, posso cancelar a bolsa atual e ficar com a 100%, sem perder o semestre?

  16. Oi,eu sou bolsista 100% pelo prouni e fui reprovada em 5 materias no 3º semestre pela Uninove,corro o risco de perder a bolsa sem tentar reverter essa situação?
    A secretaria não sabe de nada ao certo,o coordenador do curso nunca aparece,e preciso urgentemente de informações.
    Obrigada !!

  17. Olá, fiz minha inscrição no Prouni e acredito que serei selecionada para ganhar uma bolsa integral, a qual escolhi, porém estou nervosa e com medo de perder a bolsa depois porque em breve começarei a trabalhar.
    Alguém pode me informar algo sobre isso?

  18. Bom eu gostaria de saber o seguinte eu curso pedagia pelo prouni porem passei em administração tbm pelo prouni eu posso cancelar meu curso de pedagia e engressar em administração..

  19. Tenho uma dúvida que não me deixa nem dormir….consegui uma bolsa integral no melhor curso de direito do estado do ES, mas minha condição social não estava boa, minhas filhas adoeceram, precisei largar a faculdade para me dedicar a recuperação delas….abandonei a faculdade e tranquei o curso, ao final do trancamento, ( que aproveitei para moldar minha vida para o estudo pois sou pai, marido e preciso pagar as contas de casa com o esforço do meu trabalho) tive a surpresa de não poder retornar em um período classificado como “regular” e precisei pagar todas as matérias em oferta especial, mas estas ofertas eram nos horários de 11:20 as 13:00 e 17:as 18:40. estes horários durante toda a semana me retiraram a programação que fiz durante o ano todo para trabalhar, pois pensava que iria estudar a noite e para isso me preparei. TIve dificuldades reais financeiras, e o meu carro foi retomado pelo banco…sofri com a falta de dinheiro e me esforcei o quanto pude, mas dormindo apenas 2 horas por noite e com tantas preocupações financeiras não consegui o aproveitamento de 75% o qual devia ter para prosseguir, tive a informação de que as pessoas perdem a bolsa a todo tempo pelo mesmo motivo, e fica a pergunta: não temos nenhuma possibilidade de recorrer e não há nenhuma clemência ou previsão de dificuldades financeiras já que nós temos este problema real? disseram que não podem fazer nada por mim…

  20. Olá. Minha filha tem uma bolsa do Prouni 100%. Minha renda aumentou esse ano devido a uma carga suplementar (sou professora). Porém essa carga encerra no final do ano e meu salário volta ao normal. Como tenho que comprovar renda todo ano, será que eles aceitarão uma situação dessa? Obrigada

  21. Olá,
    Sou bolsista parcial do prouni e fui aprovado em 4 disciplinas num total de 7 matérias, nesse caso já perco a bolsa do prouni?

  22. Marcelino Macedo diz:

    Ola, conforme observei no item 1. Não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de
    usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece.
    Pórem minha situação é a seguinte fiz ENEM2012 obtive nota me matriculei apresentei todas as dcumentações etc… e estudei o primeiro semestre nomrmal em todos os creterios e manter a bolsa eu me encaixei. inclusive aproveitamento de dos 75% no meu caso 100% do semestre. Porém o ENEM2013 se antecipou este ano e muita informação ficou solta ou eu sou muito burro e não entendi.
    Agora no segundo semestre acessei o sistema de matricula na universidade e agora eles estão me cobrando, entrei no site do PROUNI e claro notei uma coisa que estou muito preocupado, tinha uma nova seleção para bolsa mas eu já tinha a minha e claro eu ja tinha perdido o periodo de seleção, e agora o que faço para estudar o segundo semestre, e se fosse ano que vem teria de fazer ENEM esse ano de novo todo ano tenho de fazer ENEM ? pra ter bolsa como é isso afinal.
    Eu achei que uma vez ganha a bolsa era minha e que sim eu sempre apresente a documentação, tudo bem normal isso, vai que ganho na SENA, mas e agora ?

    • Vc n precisa fazer enem todos os anos pra conseguir toda vez uma nova bolsa. Se vc ja tem a bolsa, basta renova-lá durante os semestres na faculdade que vc estuda! E a renovação consiste em apresentar novamente toda a documentação que vc apresentou quando foi fazer sua matricula, pois vc terá q assinar novamente o contrato de consecao de bolsa. Isso vc se informa com o responsável pelo prouni ai na sua faculdade! Vc fará isso todos os semestres até o fim do seu curso. Ja no caso de vc querer outra bolsa, seja para outro curso ou ppara conseguir bolsa integral (caso vc seja bolsista parcial) sim vc tera q fazer o enem novamente para consegui-la. Sou bolsista prouni, espero ter ajudado!

  23. Olá, tenho bolsa integral no Prouni e achou que não vou atingir os 75% de aprovação… é a primeira vez que isso iria acontecer. Corro risco de perder a minha bolsa?
    Obrigado!

  24. Olá,fui pré selecionada no Pro Uni no curso de Gastronomia.Mas pretendo não cursar,pois essa foi a minha 2 opção e não tenho vocação para o curso.Esta no período da comprovação dos dados (que é ate o dia 08/07) mas não irei comprovar,pois não farei o curso.Eu posso fazer o Pro Uni novamente? Terá alguma consequência? Caso eu fizesse o curso,ainda assim eu poderia tentar o Pro Uni? E se eu quisesse trancar a faculdade,o que aconteceria? Aguardo a resposta,espero que esta seja data antes do dia 08. :)

  25. Rafael A. Junior diz:

    Estou cursando o segundo semestre de Licenciatura em Ed. Física na Unic Cuiaba-MT. E hoje ao passar pelo corredor do meu bloco vi na porta de uma sala que até o último dia 24 seria o prazo para o recadastramento dos bolsistas do PROUNI e quem não o fizesse perderia a bolsa, e como vi apenas hoje estou preocupado se perderei a bolsa. Sem contar que o horário de atendimento era das 8h ate as 17h, horario q estou no trabalho. E agora o q fazer?

  26. Tenho a bolsa do prouni desde 2009. Ocorre que eu engravidei ano passado, tive minha filha este ano e entrei com licença maternidade para fazer as atividades em casa. Algumas provas eu fiz na faculdade, pois os professores exigiram. Não me neguei a fazer e correu tudo bem. No entanto, em uma disciplina, o professor lançou as atividades e não definiu data específica.
    Entreguei ao final do semestre letivo, ainda em vigência a licença maternidade.
    Ela não corrigiu as atividades e disse que entreguei fora do prazo (que ela não estabeleceu). As outras 6 disciplinas estão ok. Posso perder a bolsa?

  27. nunca fiz nenhuma enem, e concluir e ensino medio em 2012 mais fiz o vestibular de uma faculdade privada e fui aprovado.posso finaciar pelo fies?

  28. Francielen Mafra diz:

    Boa noite.
    Tenho bolsa do prouni 100% e faço Gestão Ambiental. Meu curso tem a duração de dois anos, comecei ano passado e esse é o último ano, porém não passei em todas matérias e tenho dependências. Neste caso devo pagar as dependências? Porque a faculdade optou não retirar minha bolsa pela falta do aproveitamento de 75% e me passar para outros períodos, mas segundo eles vou ter que pagar as dependências. O mais estranho é que agora me informaram se acaso meu aproveitamento não for 75% novamente perderei a bolsa.
    Penso em continuar o curso acaso perder realmente a bolsa e tentar o FIES mas a minha maior dúvida é: se tenho bolsa e fiquei em dependências no período da bolsa integral posso faze-las sem custo? Mesmo que nesse semestre corra o risco de perder a bolsa?

    Agradeço

  29. Gilson Jose dos Santos diz:

    Sou acadêmico do curso de Direito, quero saber se terei direito a bolsa do pro-uni no curso
    que estou fazendo, se, ele não for concluído no prazo de 5 anos. Terei direito a continuar com a bolsa?

  30. Boa Noite!

    Fui contemplado com uma bolsa PROUNI 100%, porém eu tenho uma matrícula em uma universidade pública, EAD, porém a matrícula está trancada.
    Já fiz a matrícula na Universidade Particular. Minha pergunta é se posso retomar os estudos na Universidade a Distância e continuar com a bolsa PROUNI ?

  31. Maria Aparecida Freitas diz:

    Sou Bolsista Integral do Prouni, já concluir o ultimo semestre ,mas ainda tenho Dps para cursar eu continuo com a bolsa eu vou ter que pagar essas Dps ?

  32. Natália Camposna diz:

    Olá. Obtive neste semestre aproveitamento inferior a 75%.. Fiquei com dp em 02 disciplinas. Em 01 delas por 0,05 pontos. O coordenador do Prouni nao reuniu com os professores e indeferiu meu pedido de reconsideracao me informando que só é valido em caso de morte de familiar, doenças no período ou gravidez. Em contato com os prof ambos me disseram ser favoráveis a continuidade da bolsa, porém nao foram sequer ouvidos. Posso recorrer desta decisão dele ?

  33. Rubens Demolay diz:

    Olá pessoal, eu estudo na Faculdade Anhanguera de Brasília, e tenho bolsa integral 100% do Prouni, no primeiro semestre de 2013 eu fui aprovado em 7 e disciplinas e reprovei em 1, essa que eu reprovei era a única a distância. agora estamos de férias e em agosto volta as aulas. será que eu perco minha bolsa por conta dessa reprovação??

  34. Rubens Demolay diz:

    Olá pessoal, eu estudo na Faculdade Anhanguera de Brasília, e tenho bolsa integral 100% do Prouni, no primeiro semestre de 2013 eu fui aprovado em 7 e disciplinas e reprovei em 1, essa que eu reprovei era a única a distância. agora estamos de férias e em agosto volta as aulas. será que eu perco minha bolsa por conta dessa reprovação?
    Agradeço

  35. Marcia Cruz Heofacker diz:

    Minha filha tem bolsa integral no PROUNI e, faltando um semestre para se formar, avisaram que a minha renda ultrapassa a renda estabelecida. Verifiquei pelo Manuel do Bolsista que perde a bolsa, em caso de rende, se houver mudança substancial no valor per capita. Porém meu salário teve apenas um aumento de 8% ano passado. Não houve nenhuma mudança substancial de renda. Como posso fazer para defender o direito da minha filha usufruir da bolsa até se formar?

  36. Boa tarde! Ganhei uma bolsa de 50% no prouni faz algum tempo, mas não fiz minha inscrição na faculdade na época por que não me identifiquei com o curso. gostaria de saber se ainda tenho condições de recuperar essa bolsa? alquem podeme ajudar?

  37. Aurélio Matos diz:

    Reprovei uma disciplina e tive que pagar no semestre posterior, cursando uma disciplina além da grade que são 5. Sou bolsista parcial 50%, a Faculdade me cobrou o valor referente a disciplina sem o desconto dos 50% ou seja, a mensalidade é de 500, eles cobraro-me 100 pela disciplina extra. Essa cobrança é devida??? Eles deveriam conceder o desconto de 50%, já que sou bolsista parcial???

  38. Sou aluno de uma universidade federal de Pernambuco, porém minha matricula esta trancada e nesse período consegui uma bolsa integral do prouni. estou querendo voltar para a federal pois a validade do trancamento para volta esta acabando, será que posso voltar para a federal e ainda continuar com a bolsa do prouni????

    • Isso que queria saber tb estou na mesma situação. mas, se eles não descobriram mesmo quando sua matrícula estava trancada, que por sinal, n pode ter enquanto tem bolsa do prouni. Acho q n pode continuar.

  39. Boa tarde,

    sou aluno da Anhanguera Educacional de Campinas, possuo bolsa do prouni de 100 %, estou com uma enorme duvida:

    no 2º semestre de 2012 fui reprovado em uma matéria (atividades complementares é o nome da matéria) que exige que sejam comprovadas 60 Horas de atividades, e em 2013 fui reprovado em uma matéria (essa matéria é aplicada no site da faculdade) por frequência, fiquei com 70% de frequencia nessa matéria e o minimo permitido é 75%, em 2013 tive 6 matérias e em 2012 6 também, posso perder minha bolsa por conto do acumulo das duas reprovas?

  40. Olá , eu só a primeira pessoa na listra de espera, eu errei no valor da renda , coloquei o valor líquido, sendo que o certo é o bruto . o valor bruto è $ 950,00 ,eo liquido$ 650 ,00
    Será que eu já perdi a bolsa?

  41. Beatriz Silva diz:

    Duas dúvidas que eu tenho: 1.Meu pai é autônomo e não tem uma renda fixa, varia muito de mês para mês, então no prouni na renda dele pus 100 reais por mês, mas anteriormente ele trabalhava fixo e pagava um inps normal e continua até hoje, mesmo não estando mais nesse trabalho fixo, e minha mãe tem um emprego e renda fixos mas não possui carteira de trabalho assinada ou inps. Como será comprovar isso?
    2. Se eu for selecionada pra uma faculdade e conseguir a vaga, mesmo assim poderei fazer o enem de novo e me inscrever novamente no prouni para mudar de faculdade?
    Agradeço pela atenção.

  42. Curso o 7º periodo e possuo bolsa integral do prouni. No 2° periodo obtive um indice maior que 75% de reprovação, mas mantive a bolsa já que temos essa chance. Gostaria de sabe então, se existe alguma forma de manter essa bolsa, tendo em vista uma possível reprovação em mais de 75% das matérias novamente. Queria saber se tem algum meio de coordenadores do curso ou reitor interceder por mim.
    Grato.

  43. OLa POR FAVOR AGUARDO RESPOSTA, EU ERA BOLSISTA 50% PROUNI E 50 % FIES, AGORA GANHEI 100% FIES, MAS A JA FIZ ADITAMENTO DO SEMESTRE, A INSTITUIÇÃO DISSE SO POSSO PEGAR A BOLSA NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO 2014, SENDO ASSIM PAGAREI AO FIES ESTE SEMESTRE , MSM TENDO GANHADO A BOLSA, DEVIDO JA TER FEITO O ADITAMENTO, ISSO E VERIDICO?? POR FAVOR ME AJUDE?

  44. paula maria carvalho diz:

    oi, sou bolsista do prouni 50 % e tenho fies, neste semestre o meu curso ofereçe 5 disciplinas, por problemas particulares, e para não perder os beneficios, será que posso me matricular em apenas 1 disciplina? ou se fizer isso vou perder a bolsa do prouni e o fies?

  45. ola tenho bolsa de 50% fui chamado para a de 100%, porém ouve uma alteração de bens minha mãe possuía um corsa 98 na inscrição do 50% agora ela esta com um Fit 2004 porem quitado, sendo a faculdade irei perde as 2 bolsas por esse motivo? essa informação é valida?
    Poxa não é um carro do ano a diferença em valores de um para o outro é muito pouca o que devo fazer?

  46. ola tenho bolsa de 50% fui chamado para a de 100%, porém ouve uma alteração de bens minha mãe possuía um corsa 98 na inscrição do 50% agora ela esta com um Fit 2004 porem quitado, sendo a faculdade irei perde as 2 bolsas por esse motivo? essa informação é valida?
    Poxa não é um carro do ano a diferença em valores de um para o outro é muito pouca o que devo fazer? por favor se alguem saber como devo proceguir me responda

  47. Ariana Monteiro diz:

    Em 2010 fui beneficiada com a bolsa integral do PROUNI, porém eu começaria as aulas já no final de 1º semestre e em semana de prova. Fui indicada a trancar e realmente iniciar o meu curso no 2º semestre. Porém me informaram que como eu tranquei terei de pagar o último semestre, o que na verdade será esse 1º que eu não fiz. Essa informação é correta? Tenho mesmo que pagar por um semestre em que o governo já pagou? Eu sou aluna da UNIP.

  48. Jaqueline Costa diz:

    Oi, sou bolsista (parcial) do PROUNI e estou com 2 disciplinas pendentes. Na minha instituição, cobra-se R$600,00 por cada cadeira perdida, o que é muito caro pra mim. Pelas informações acima, entendi que como bolsista parcial, só pago metade, é isso?

  49. Gustavo Araujo diz:

    Olá. Estudei em escola escola particular com bolsa de 65%. Os outros 35% eram pagos por uma pessoa fora da minha família, mas da minha cidade, que costumeiramente ajuda pessoas que necessitam de auxílio financeiro para custear os estudos. Caso essa pessoa faça uma declaração autenticada de que pagou os 35% para mim, eu terei chances de conseguir ser aprovado na instituição com bolsa integral através do PROUNI? Aguardo retorno, obrigado!

    • Gustavo Araújo, se a bolsa não foi integral, então de fato o Prouni barra!

      • Gustavo Araujo diz:

        Poxa vida. E se eu anexar documentos que comprove que já participei de projetos sociais do governo, enquanto eu cursava o ensino médio na escola particular, e comprovar que na época não tinha condições alguma de custear esses estudos, será que há alguma chance? Porque conheço uma garota que conseguiu aderir ao prouni só com a declaração de que outra pessoa pagava pra ela…!

  50. Oi, sou aluna Prouni, e estou na lista de espera (chamada oral) de uma instituição federal pelo SISU. Gostaria de saber se posso matricular-me caso seja chamada, e se dão alguns dias para cancelar minha bolsa do prouni. Estou ciente de que posso perdê-la, mas quero saber se posso cancela-la após estar matriculada e com a vaga certa na Federal.

  51. Boa noite colegas,

    Tenho uma dúvida: consegui uma Bolsa Parcial (50%) para cursar Ciências Econômicas na FEAD – Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais cursei os 08 períodos e fui APROVADO em 47 disciplinas das 48 da grade, inclusive nas Atividades Complementares, Estágio Obrigatório (Não-Remunerado) e no TCC – Trabalho de Conclusão de Curso/ Monografia, e mesmo assim a Faculdade me cobrou Rematrícula do próximo semestre (que até achei normal), porém agora recebi mais um boleto (vencimento para agosto) com o mesmo valor da mensalidade que paguei no 1º semestre desse ano. Pergunto: está correto pagar o valor anterior (quando cursei 06 matérias) se agora vou cursar apenas 01 matéria (Matemática Comercial Financieira). Grato pela atenção. Haroldo

  52. Gostaria de saber se posso trancar um período e depois continuar cursando com a bolsa integral?

  53. Boa tarde galera,
    Ganhei bolsa integral do prouni na minha segunda opção de curso e estava cursando, porém consegui passar na minha primeira opção na lista de chamada, cancelei a bolsa anterior e eles me aprovaram na nova. No entanto na hora de fazer a matrícula na secretaria alegaram não ter vaga para o curso. Como posso proceder? Nos documentos constam que eu ganhei a bolsa para o segundo semestre e que o bolsista tem que cursar no turno e semestre que se inscreveu. Estou certa ou vou ter que esperar ano que vem para estudar? Obrigada.

  54. Boa noite!

    Sou bolsista integral do Prouni! Passei no último concurso de escrevente tecnico do TJ. Antes minha renda era de R$ 800,00 – além dos outros membros da família, agora minha renda subirá para R$ 4.000,00. Acredito que irei perder a bolsa, devido ao aumento exorbitante. Mas, o cancelamento da bolsa, importará no pagamento das mensalidades a partir de hoje, correto? As mensalidades anteriores abrangidas pela programa não serão cobradas, não é? Obrigado!

  55. Carlos Oliveira diz:

    Olá. Tenho duas duvidas.
    Eu trabalho atualmente e ganho em torno de 3 salários mínimos. Nesta condição a renda familiar ultrapassa o limite de 1,5 salários per capita. Entretanto, caso eu consiga a tão sonhada bolsa, vou deixar de trabalhar, pelo fato do curso ser em período integral. Fazendo isso a renda da família baixará significativamente, tornando-a a baixo do valor limite. Entretanto, tenho medo de pedir demissão do emprego, e depois, por outros motivos, não ser contemplado.
    Outra pergunta é referente a casa em que a nossa família mora. Ela é estimada no valor de 350 mil, o que não bate com a nossa renda (obviamente). O que acontece é que essa casa esta no meu nome e de meus irmãos, foi um adiantamento de herança do meu avô (que é vivo).
    Perguntas: Como devo proceder nestes casos?
    Obrigado!

  56. Acho que deveria poder fazer 2 graduações com bolsa, ou pelo menos 1 com bolsa e pagar outra, existem várias áreas de atuação que 1 graduação complementa outra… Estão freando o crescimento dos jovens ! Olhem meu caso, faço 1 com bolsa (Ciências Da Computação) e faço estágio de 6hrs, ou seja 9 hrs do meu dia, ainda tenho tempo de sobra e estudar para mim é um hobby, por que não posso usar a grana do estágio para pagar uma outra graduação ? :(

  57. Ganhei uma bolsa integral do Pro Uni,EM JULHO DE 2012,E AGORA MINHA BOLSA FOI CANCELADA POR QUE FIQUEI DE DEPENDÊNCIA,No semestre passado eu havia ficado ,mas recuperei agora fiquei novamente em outras matérias .o que faço?Ainda tenho chances ?

  58. Olá boa tarde!

    Sou bolsista parcial do prouni na PUC-MG gostaria de saber se posso perder a bolsa de estudos caso o meu irmão (mencionado na apresentação de documentos) adquira um veiculo?
    Obrigado!

  59. Marcelo Carvalho diz:

    A situação é a seguinte:

    Um amigo é bolsista do prouni 100%, o irmão dele tinha um carro e acabou comprando outro e passou o carro pro meu amigo, agora meu amigo assumiu as parcelar que faltam, queria saber se tipo meu amigo fazer uma declaração falando que o carro é no nome dele, aquelas que as partes envolvidas fazem quando o carro é financiando e que não pode mudar o documento do carro enquanto o carro não é quitado, quero saber se com essa declaração no nome do meu amigo que é bolsista ele pode vir perder a bolsa dele no prouni?/

    aguardo responta.

  60. Gabriel Moura Santos diz:

    Olá.

    Sou bolsista integral pelo Prouni e voltei ontem ao período letivo. Ao chegar na universidade, fui informado que minha bolsa havia sido suspensa por aproveitamento acadêmico insuficiente, sendo que no último semestre, não fui reprovado em nenhuma matéria e minha média final nota 8.0, ou seja, tive aproveitamento de 80% de aproveitamento. O que eu faço? Estou impedido de estudar e as aulas já começaram. Faço Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo, modo EAD. Por favor me ajudem.

  61. YAN GABRIEL DE OLIVEIRA diz:

    Bom, estou cursando o 3º período de Arquitetura, no entanto consegui uma bolsa de 50% pelo pro uni e já tinha FIES pelo BB, tenho dúvidas:
    - O Prouni ”PAGA” 50% dos 2 períodos que já conclui ou tenho que ir ao banco e negociar as parcelas?
    - Quando me matriculei pelo prouni cancelei a matrícula q fiz logo q fui aprovado há 1 ano e alguns meses atrás, depois que me matriculei (pelo pro uni) no meu portal estou no 1º semestre (INICIEI O CURSO NOVAMENTE), a faculdade tem a obrigação de me colocar novamente no 3º período?? OBRIGADO!

  62. Oi,estou no quarto período de pedagogia com 100% de bolsa do pro uni, e recebi a notícia que cancelaram a minha bolsa por estar com três carros no meu nome, na secretaria da minha faculdade não souberam me informar se recuperaria a bolsa provando que não possuo os tais veículos, gostaria de saber se é possível recuperar a bolsa e como devo fazer isso, estou reunindo documentos junto ao Detran de minha cidade que comprovam que isso é uma inverdade mas estou perdida e não sei o que fazer.

  63. Olá.

    Sou bolsista integral pelo ProUni e recebi há alguns dias um email dizendo que eu tinha matrícula com outra instituição de ensino. Em 2011 eu tranquei a minha matricula nessa faculdade (federal) e em 2012 eu entrei nessa particular com bolsa. Porém, no ato da matricula, eu não apresentei nenhum documento do trancamento em 2011, porque eu achei que não tinha necessidade. Depois que recebi esse email, eu fui ate a antiga faculdade e cancelei a matricula. Depois disso eu entreguei a minha faculdade atual, o documento de cancelamento (com a data da semana passada) e o meu historico antigo dizendo a matricula esteve trancada todo esse tempo. Será que tem possibilidade de perder a minha bolsa? Por favor me ajudem. Aguardo resposta.

    Obrigada!

  64. Olá.. Possuo uma bolsa 100% em pedagogia pelo PROUNI, estou cursando o terceiro semestre e vejo que não escolhi a area certa pra mim. Quero trancar minha matricula, e pretendo fazer outra faculdade, Gestão em Eventos, gostaria de saber se posso conseguir outra bolsa 100% pelo Prouni para este curso em outra faculdade, já que na que eu estudo não possui.

  65. Ola..to cm dúvida,fui classificada no prouni cm bolsa de 100% mas só vim saber depois q tinha passado o prazo para a matrícula,tenho cm recorrer?pois a instituição n entrou em contato comigo em momento algum,nem email e nem por telefone.

  66. Lucas Rodrigues diz:

    Ola, boa tarde.

    Cerca de 3 dias atrás recebi um e-mail da minha universidade, informando que meu nome consta na lista de seleção com indícios de irregularidades, de acordo com a supervisão do PROUNI. As irregularidades são as seguintes: O meu irmão possui um carro, minha irmã possui um carro e minha outra irmã possui uma moto. Mas a questão é que o meu irmão devido a problemas devolveu o carro para a concessionária, a minha irmã comprou a moto para o então namorado dela, portanto só está no nome dela, ela não paga e nem usufrui da moto. E por fim, minha irmã que realmente tem o carro, porém ela está noiva e em semanas não irá morar mais na mesma casa que eu. Sendo assim, eles pediram pra eu entrar em contato com a secretaria da universidade e levar o comprovante de renda de todos da família e os documentos dos veículos.
    A minha dúvida é se os bens que meus irmãos possuem podem fazer com que eu perca a bolsa de 100% que consegui no começo do ano. Aliás, no meu caso, o BEM que a minha irmã possui, que é o carro que é DELA, portanto não tem nada a ver comigo!
    Obs: a renda per capta da minha família continua a mesma do começo do ano, ou seja, dentro do limite determinado pelo PROUNI. E os veículos foram comprados há anos atrás.
    Peço, por favor, que me responda.
    obrigado desde já.

    • Não sei se já foi resolvido o seu problema Lucas,
      Mas desde que a renda da família esteja dentro dos limites, não há perigo de perder a bolsa.
      As ”irregularidades” são utilizadas por eles para averiguar se , por acaso, alguém deixou de declarar algo, por exemplo, no meu caso, meus pais possuem uma empresa, e esta empresa possui carros, mas são usados somente para trabalho e conseguidos ao longo de anos. A faculdade requeriu mais de uma vez os documentos comprovando a renda, pois de acordo com a nossa renda não seria possível possuir tantos carros, mas uma vez comprovada a renda, o problema foi resolvido.

  67. Ola
    Sou tenho bolsa 50% e declarei tudo que eu e meu marido possui, como um carro de ano 2002 e quero trocar por um carro 2013, dar o meu de entrada e financiar o restante.
    Tenho risco de perder a minha bolsa?

    Att
    Fernanda

  68. Estou no 4º período pelo Prouni, a renda per capita aumentou nesse último semestre, e como tive alguns problemas de documentação, foi pedido que eu levasse novamente os comprovantes de renda. Fica a critério da Universidade a suspensão ou não da Bolsa por esse aumento da renda? Se acaso a Bolsa for suspensa, eu posso contratar o Fies? E as mensalidades já pagas pelo Prouni, eu serei obrigada a ressarcir? Obrigada desde já!

  69. Ola, completei meu ensino médio e quero entrar em uma faculdade. Estudei em escola particular, mas o detalhe que não foi minha familia que pagou e sim meus padrinhos( sem relação nenhuma de sangue e familia) ele são apenas padrinhos de batismo(religião) gostaria de saber se tenho direito ao pro uni, sou de baixa renda e minha familia também. Tem como eu provar a renda, pedindo um documentos deles, que esses meus pádrinhos é que pagaram minha faculadde?

  70. Gente sou
    bolsita parcial do prouni, se eu ganhar
    uma 100% no mesmo curso eu tenho
    que recomeçar de novo? Ou continuo no
    semestre que estou

    • Olá Lana,
      Se você conseguir uma bolsa de maior valor poderá continuar de onde você parou sim.
      Eu também tenho uma dúvida…
      Sendo bolsista do ProUni, posso fazer o teste provar ( Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes) ?
      Não para cursar duas faculdades ao mesmo tempo, mas para transferir o curso para uma faculdade pública (UFPR).
      Obrigado.

  71. Olha sou bolsista do PROUNI ,mais passei na Universidade Pública,na inscrição da Universidade Pública,só é exigido que não esteja matriculado em outra UNIVERSIDADE PÚBLICA,posso continuar fazendo as 2?

  72. Sou bolsista do prouni a 2 anos e agora mandaram me chamar na diretoria da faculdade para dar esclarecimentos sobre a renda de minha família constando assim que meu pai possui um caminhão que e de onde o mesmo já vendeu a algum tempo mais nunca foi tirado do nome dele sendo que o atual proprietário do caminhão é um irmão meu que já é casado e tem sua família formada. O que poderia ocorrer com essa situação diante meu prouni?

    • Oi Claudio, passei pela mesma situação recentemente! O MEC disse que minha família possuia 5 carros acredita? haha Nem precisaria da bolsa se fosse o caso… mas enfim. Você deve recorrer! Vá no detran e leve todos os documentos que comprovem que esse caminhão não é mais do seu pai! Só assim não perderá a bolsa! Boa sorte!

  73. Gostaria de saber se posso perder a bolsa de 50% que tenho do PROUNI, devido ao fato de meu pai trocar de carro. Ele trabalha como vendedor em várias cidades e utiliza o carro diariamente. Devido a problemas que estavam acontecendo regularmente com o mesmo ele vendeu e deu entrada a um novo, financiando o restante em dois anos.

  74. Ola,eu tenho bolsa 100%do pro uni,estou no segundo periodo de odontologia,como faço quando for ganhar nenem,eles me dao licença maternidade?ou perco a bolsa durante os 4 meses de licença,estou com 3 meses,e pretendoa ir a aula ate ultima semana de gestação,porem fico preocupada com o nascimento,obrigada

  75. Ariel Susigan diz:

    Bom dia,
    Sou bolsista 100% do Prouni,recebi um e-mail da supervisão do Prouni para apresentar documentos que provam que meus familiares não são proprietários de veículos,no caso são dois veículos constados, um em 1999 (tenho o documento que prova que não nos pertence mais) e outro em 2006 ( também possuo o documento que não nos pertence )
    Mas eu possuo um veículo em meu nome para a família, pois sou único com ‘nome limpo’ posso perder minha bolsa por possuir um veículo em meu nome?
    Ps: veículo está no meu nome antes de adquirir a bolsa.

    Desde já agradeço.

    • Ariel como foi o desfecho do seu problema? Estou em uma situação bem parecida. Recebi uma notificação do MEC informando que existe imcompatibilidade de informações, existe veiculos no grupo familiar que não é compativel com as condições socios economicas. Estão constando dois veiculos, um realmente existe, está alienado e foi comprado um ano e meio antes da concessão da bolsa e o outro foi vendido a mais de 6 anos e eu não tenho nenhum comprovante venda do veiculo. Acontece que no momento todo mundo na minha casa está desempregado e eu não tenho nenhuma condição de continuar o curso se for para mim bancar. Não é possivel que vou perder minha bolsa mesmo nessa condição. Estou desesperada…

  76. Olá! já estou no terceiro semestre de um curso, onde o pagamento é integral, ainda assim posso me inscrever no Educa Mais Brasil?

  77. Sou bolsista integral do PROUNI, tranquei o primeiro período por ter começado bastante tempo depois que todo mundo, pois era um lugar de difícil acesso e perigoso. Mudei de campus e reabri minha matriculo no segundo semestre, por problemas pessoais faltei a muitas aulas, gostaria de saber se é possível trancar novamente, para não perder a bolsa por repetir mais disciplinas do que o permitido e por faltar, trancar seria uma opção ou eu acabaria perdendo a bolsa se trancasse novamente?

  78. ESTUDO NA ANHANGUERA COMO BOLSISTA DO PROUNI 100% TENHO QUE PEGAR UM ATESTADO DE MATRICULA PARA ESTAGIO MAS ELES SO LIBERAM PAGANDO UMA TAXA DE 15,00 QUE VEM INCLUSA NO BOLETO DA MENSALIDADE NÃO PAGO MENSALIDADE E AI, COMO FAÇO?

  79. Ola sou bolsista também e estou sem ir na faculdade.Ja passou as provas e não me sai bem.Sera que vou ter que pagar a recuperação?Lembrando que minha bolsa é integral.

  80. Olá, sou bolsista do prouni na PUC-GO.
    Faço administração, comecei a estudar nesse semestre, ainda nao tinha ganhado
    a bolsa por isso estou pegando so 3 materias. Estou com receio de reprovar em uma materia, pq estou com problemas familias, de minha mae com cancer e eu tendo que cuidar dela e conciliar com os estudos. Gostaria de saber se reprovar nesta materia perco minha bolsa? ou canso reprove, tenho algum direito de argumentar sobre o porque da minha reprovação? Meu maior medo é perder minha bolsa, e como nao tenho condições de pagar o curso, ter q trancar minha faculdade :(

  81. Boa tarde, sou bolsista integral Prouni, no sétimo período tive uma dependência. A faculdade esta me cobrando a dependêncial. Porém no manual diz que não deve cobrar. O que devo fazer?

  82. Martina Félix Cordeiro diz:

    O bolsista do Prouni tem a obrigatoriedade de realizar o Exame Nacional de Ensino Médio todos os anos, até a conclusão do curso ?

  83. Olá, boa tarde!
    Tenho meia bolsa do prouni, estou no terceiro ano de faculdade
    posso fazer o enem e tentar conseguir mais 50%?

  84. Sou formada no curso superior de Gestão de Pessoas (RH) o curso teve duração de dois anos. Se consegui o Prouni, perco a bolsa, devido a já possuir um curso de nível superior? preciso de uma resposta hoje gente! porque se eu não tiver direito, não irei fazer o enem amanhã.

  85. Wesley Ferreira Nunes diz:

    Estou cursando o 4° semestre Arquitetura e Urbanismo na UNIC. quero saber se ainda conssigo bolsa do prouni, pois fiquei sabendo que além do 2° semestre o estudante não conssegue mais a bolsa?

  86. Olá, equipe.
    Eu fui contemplada com a bolsa de 50 % do Prouni, e financiei 50% com Fies.
    Se eu conseguir outra bolsa integral (na mesma faculdade ou não) no mesmo curso, posso cancelar o contrato com o Fies? Preciso pagar imediatamente o que já foi pago pelo banco?
    Obrigada!

  87. Alessandra Oliveira diz:

    Boa Tarde!!! Gostaria de saber se alguém pode me informar sobre o seguinte caso:
    Um estudante que tem 50% de bolsa do PROUNI que por ventura não recebeu o e-mail, ou não foi informado ou não se lembrou de assinar o livro para atualização da bolsa na própria faculdade a cada semestre, esse estudante corre o risco de perder sua bolsa ?

    • Alessandra, você perdeu? estou na mesma situação!é a primeira vez que você tinha que assinar? pq se for, você perde, agora se você já tinha assinado antes, você tem chance!

  88. Olá, tenho 50% de bolsa PROUNI, e mudei de curso esse ano. no outro curso eu repeti uma vez por motivos de saúde, e nesse curso agora acho que vou repetir, ou seja, perderei minha bolsa PROUNI. só que, eu contratei o FIES essa semana. Se eu repetir mesmo, o que acontece com o FIES? será que eu posso contratar ele pra financiar o restante que eu perder do PROUNI? ou eu perco o fies?

  89. Olá, tenho 50% de bolsa PROUNI, e mudei de curso esse ano. no outro curso eu repeti uma vez por motivos de saúde, e nesse curso agora acho que vou repetir, ou seja, perderei minha bolsa PROUNI. só que, eu contratei o FIES essa semana. Se eu repetir mesmo, o que acontece com o FIES? será que eu posso contratar ele pra financiar o restante que eu perder do PROUNI? ou eu perco o fies?

    Me ajudem por favor, estou preocupada.

  90. Olá… se eu não assinar o termo de bolsista no período correto eu posso perder a bolsa ou posso recuperar no proximo semestre?

    • Ronaldo você perdeu a bolsa? estou na mesma situação que você! é a primeira vez que você tinha que assinar? pq se for, você perde, agora se você já tinha assinado antes, você tem chance!

  91. Boa Tarde;
    Desde 2013/2 possuo a bolsa de 100% do FIES, se eu ficar desempregada, corro o risco de perder a bolsa? preciso muito continuar com 100%. mora apenas eu e meu filho menor em casa, caso eu fique desempregada venderei roupas informalmente, será que tem problema? e caso eu queira comprar uma casa no minha casa e minha vida, posso? perco o Fies? obrigada Patyy

  92. Olá boa noite, sou bolsista do prouni integral, meu curso é de 5 anos no 3º ano em que estou me formo em licencitura… tenho a pretensão de fazer pos graduação! A pos será paga, o meu questionamento é : Perco a bolsa por fazer pos graduação???

  93. Prezados, estou passando por sérios problemas em minha vida pessoal o que infelizmente tem atrapalhado meu desempenho na faculdade. das 5 matérias do período já fui reprovado em 2 antes mesmo da ultima prova e talvez serei na terceira…. há alguma solução para o meu caso? minha vida está desmoronando na minha frente e eu não consigo fazer nada pra mudar essa situação… será que eu poderia ter uma segunda chance pelo coordenador do meu curso? obrigado e fiquem com Deus.

  94. Boa noite, fiz o ENEM 2011 e consegui uma bolsa pelo PROUNI,porem nao utilizei a bolsa, mas preciso provar que eu ganhei essa bolsa, pois estou abrindo um processo contra a minha faculdade por um motivo x, mas entro no site do PROUNI e não acho nada, voces sabem como faço pra ter acesso á pagina que contém a informação que cheguei a ganhar essa bolsa? se puderem me ajudar, fico grata, pois preciso disso o mais rapido possivel. Ja liguei no MEC e não me ajudaram muito… aguardo resposta
    Obrigada desde ja.

  95. Gostaria de saber quais são as devidas providencias a ser tomadas quando uma pessoa tem 100% de bolsa em medicina no Prouni, e a faculdade venha a se fechar… Queria saber como funciona, se a pessoa escolhe outra faculdade ou o governo te encaminha para alguma?

  96. Boa tarde,
    Sou bolsista pelo PROUNI e estou no terceiro semestre de ADM, porém no segundo semestre peguei 2 dps e cursava 6 matérias, nesse semestre fui assinar o termo e a moça da tesouraria não falou nada, apenas me deu o papel para assinar o termo normal.
    Fiquei confusa depois com isso.
    Eu deveria ter falado algo ? Ou ela deveria saber disso e ter me alertado ?

  97. Tenho bolsa do prouni e estou cursando o 2º semestre de comércio exterior.
    Ocorre que meus pais compraram um carro financiado em 48 vezes, e além de a universidade encerrar minha bolsa do prouni eles cancelaram o meu vínculo acadêmico. Agora estou sem bolsa e inclusive ja tiraram meu nome da chamada e eu vou perder o semestre!!!!

  98. Luciana Ribeiro diz:

    Olá,sou bolsista 100% prouni,perdi meu celular em setembro e não tive condições finaceiras de comprar outro até o momento.Outro dia fui na casa de uma amiga entrei no site da faculdade para ver minhas notas que graças a Deus são otimas.Sou bolsista da UNIG curso fisioterapia a 3 anos,já estou até pagando com muita dificuldade a formatura.lendo as informações do site da faculdadee vi que se os bolsistas não comparecerem de 30 de setembro a 18 de outubro de 2103 para assinar um documento que não sei qual é perderia a bolsa sendo que não mandaram nada para me email nem sequer uma carta avisando a solicitação do meu comparecimento.O erro e deles Pois é lógico se pedissem para eu comparecer eu iria ontem mesmo…CORRO RISCO DE TER TIDO MINHA BOLSA CANCELADA??? NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR E JÁ ESTOU ATÉ PAGANDO FORMATURA..POR FAVOR ME RESPONDAM URGENTE…A DOIS DIAS ATRAS FUI LÁ NO FINANCEIRO ONDE FAZ PAGAMENTO DE MENSALIDADES E QUITARAM O CARNE SEM PROBLEMAS…

  99. Tive um problema com a minha bolsa em que esta não foi renovada por erro no setor de bolsas. No entanto eles computaram um mês de faltas sem eu ter faltado por conta disso. Estou para reprovar em duas materias por falta, uma ultrapassou uma falta no total e a outra cinco faltas. Estou procurando alternativas quanto a isso, realizei um requerimento na faculdade e foi negado, acusando negligencia da minha parte, mesmo eu tendo provado que não. Estou correndo risco de perder minha bolsa e queria saber se ao perdê-la, ainda esse ano consigo concorrer a uma nova bolsa para o ano que vem. Ou se tem algum outro procedimento. Obrigada.

  100. Ola, boa noite, quando conseguir minha bolsa que é integral, eu era noiva, e depois de uns três meses casei, a equipe do prouni me solicitou que enviasse outra copia da minha certidão, envie-lhes a de casada pois não tinha mais a de solteira, e agora isso pode fazer com que eu perca minha bolsa?? meu Deus to muito preucupada!! essa bolsa foi benção de Deus pra minha vida!! desde já, grata pela atenção.

  101. Olá.
    Tenho bolsa integral do PROUNI e atualmente faço 4 disciplinas, sendo duas delas de 4 créditos (semestre todo) e duas de 2 créditos (meio semestre, terminei uma e comecei outra no mesmo dia). Isso conta realmente como 4 disciplinas no semestre ou conta como 3? Corro o risco de não passar em uma das disciplinas (Calculo II), se eu não passar perderei a bolsa?
    Obrigado.

  102. Sou bolsista no 8ª. Semestre do meu curso infelizmente nesse semestre perdi o dia para assinatura de revalidação, em contato com minha universidade eles são bem categóricos quanto aos prazos e disse se a mantenedora autorizar faram um nova chamada…Nesse caso com saberei que tenho que arcar com algum valor além da metade de minha mensalidade já com a bolsa?

  103. olá, fiz um ano de faculdade particular sem bolsa ou outra coisa, pagando a mensalidade (com um absurdo esforço mas consegui). Porém irei trancar o curso tendo em vista que não me identifiquei com ele (vou trancar por que vai sabe se um dia eu não volto). Queria saber se mesmo assim ainda posso me inscrever pelo prouni para outro curso em outra faculdade.

  104. Matheus Sampaio diz:

    Boa tarde, neste semestre, não tive condições tive alguns problemas familiares, e comecei a trabalhar, e tive problemas com o trabalho semestral por parte de uns dos integrantes que plagiou. Gostaria de saber se é possível algum tipo de negociação com o coordenador do prouni para que não perca a bolsa ?

  105. Olá, sou bolsista do prouni integral, tive que viajar e fiquei uns 2 meses fora, tem alguma chance de recuperar a bolsa?

  106. Boa tarde, sou bolsista do prouni e estou indo para o 7º semestre de fisioterapia na Faculdade Marechal Rondon filiada a Faculdade Uninove, em setembro deste ano foi solicitada documentação de revisão de minha bolsa pois em meu grupo familiar há 2 carros alienados. Enviei toda a documentação e como resposta tive o encerramento de minha bolsa, entrei com um requerimento de reconsideração visto que me enquadro na renda de minha bolsa parcial de 50% e mesmo assim negaram meu pedido de reconsideração. Gostaria de saber e isto é correto sendo que a renda de minha familia é inferior ao 3 salarios minimos e meio, e na lei pelo que procurei não há nenhuma informação dizendo que nao pode se ter bens alienados. Agradeço desde já, aguardo resposta.

  107. Fui solicitado a aparecer na Tesouraria de minha faculdade devido a o problema de reprovação em mais de 25 % das disciplinas,foi dito para eu aparecer com uma justificativa.Como devo fazer essa justificativa?Obrigado e aguardo resposta.

  108. minha faculdade tem 11 matérias e reprovei em 2. Então no caso não perdi minha bolsa, não é? pelo q eu entendi ali acima

  109. Caso eu perca minha bolsa por não ter tido os 75% de rendimento, posso participar de outro processo seletivo para concorrer a outra bolsa, e continuar cursando?

  110. Philipi Oliver diz:

    Gostaria de saber se bolsista do PROUNI pode ter matrícula TRANCADA em instituição PRIVADA? Grato!

  111. Sou adventista por isso não frequento as aulas de sexta a noite, por conta disso meu curso que seria de 4 anos acabou tendo de ser de 5 pois fiquei com 8 materias pendentes tenho 50% do Prouni, por não conclui o curso na data correta por questões religiosas vou perder o prouni?

  112. cristiane soares diz:

    Oi sou bolsista 100% do prouni. No período passado eu fiquei reprovada pela 1º vez em duas disciplinas. Fiz uma justificativa e continuei com a bolsa, refiz uma das disciplinas em que fiquei reprovada e passei. Só que novamente fiquei em dependência em uma outra disciplina (obtive 75% de aproveitamento nesse período) gostaria de saber se corro o risco de perder a minha bolsa, já que eu ainda não fiz a segunda disciplina na qual eu tinha ficado reprovada no período anterior.

  113. Já estou fazendo faculdade, e contratei o Fies de 100%, mas gostaria de saber, eu fiz ENEM 2013, e se fosse selecionada pelo prouni para o mesmo curso e a mesma faculdade, se poderia ficar com o Prouni, e cancelar o fies ?
    É Possível ?

  114. Silvana Rohrbacher diz:

    Quero saber quando que vai abrir as inscrições para o FIES 2014 se já tem uma data certa, qual os requisitos renda baixa e o ENEM 2014 tem mais algo

  115. LINDOMAR DOS SANTOS diz:

    Minha dúvida e a seguinte: Ganhei 100% isenção pelo Prouni em uma bolsa pelo Enem , ( curso superior) e também joguei a nota no Sisutec e também ganhei outra bolsa (Senac), curso técnico, ( NÃO FUI ATRÁS), gostaria de saber caso tivesse ido em frente teria o risco de perder a bolsa do curso superior, e se posso participar futuramente com notas do Enem para um um tipo desse,(técnico), simultaneamente, já que ainda demora ainda 02 anos pra me formar.

  116. Bom dia!

    Estou matriculado na faculdade pitagoras em divinopolis, pelo o fies,porem eu tirei notas boas no enem posso tentar o prouni?

    Obrigado…

  117. Estou no 3° periodo de engenharia, contratei o Fies 100%, gostaria de saber se posso me inscrever no pro uni e caso consiga uma bolsa de 50% posso cancelar o fies de 100% e contrata-lo novamente porem para financiar os 50% conseguidos pelo pro uni. Obrigado

  118. Lindomar Dos Santos diz:

    Entra no site do Prouni e veja as datas quando se iniciam as inscrições
    .

Trackbacks

  1. […] A bolsa de estudo irá acompanhar o estudante até o final do curso escolhido, seja ele de 3, 4 ou até 5 anos. E para não perder a bolsa é necessário atingir uma a provação em pelo menos 75% das disciplinas. […]

Deixe o seu comentário

*